Pra Comer Orando: Bolo de Cenoura e Pistache

Esta é mais uma receita da série "Comeria pelo o resto da vida sem enjoar!" junto com o risoto de curry e o filé com blueberry. Fico até sem palavras e a imagem nesse caso não resolve a questão. Só experimentando para saber o porquê de tanto amor.
Contextualizando um pouco... Fui certa vez a uma cafeteria famosa aqui de São Paulo chamada Santo Grão. O ambiente é lindo, a especialidade são os grãos especiais de café. Eu pedi um espresso e para acompanhar uma fatia de bolo de cenoura. 

O rapaz me serviu o espresso bem curto e um bolo marrom com cobertura branca. Pensei na hora que ele tinha errado o pedido e que aquilo era uma bolo de chocolate com chantilly ou coisa do tipo. Ah, tudo bem! Nem reclamei, afinal quem reclama de bolo de chocolate?! 

Na primeira garfada fui conquistada. Era canela, eram castanhas, pistache e outros tantos sabores ainda a decifrar. Pensei: não é chocolate nem cenoura, mas é incrível! 

Voltei lá outra vez e pedi aquele bolo estranho que me trouxeram por engano, então a moça me explicou que tratava-se de uma receita portuguesa (ou seria americana?!) de bolo de cenoura integral. Pronto, o monstro da curiosidade foi despertado e eu não sosseguei até o dia que encontrei a receita na internet. 

E agora aqui está! A receita surpreendentemente fácil e deliciosa do bolo de cenoura com pistache! 
Preciso dizer que temos um único ponto negativo nessa receita que é o preço de alguns ingredientes como nozes, pistache e cream cheese. Não são muito praticáveis no dia a dia da família, mas em uma ocasião especial ou um dia de necessidade de alegria imediata não deixe de experimentar. Vale o preço, e mais. 

Por outro lado, como o açúcar é mais natural, leva bastante cenoura, farinha integral e uma quantidade mínima de óleo, acaba sendo uma ótima opção para dar uma fugidinha consciente da dieta.

Chega de conversa!!! 

Ingredientes:
  • 7 ovos
  • 300g de cenoura ralada naquela lâmina mais grossinha
  • 80g de nozes picadas grosseiramente
  • 80g de pistaches picados grosseiramente (usei o salgado porque não achei de jeito nenhum o sem sal e funcionou muito bem)
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara (esse açúcar mantém mais nutrientes que o refinado, pois passa por um processo muito leve de refinamento e não é utilizado nenhum aditivo químico para torná-lo branquinho. Mas se preferir, pode usar o refinado mesmo, só diminua um dedo da xícara pois o refinado é levemente mais doce)
  • 2/3 de xícara (chá) de óleo de canola ou milho
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo integral, peneirada
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo, peneirada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Para a cobertura:
  • 300 g de cream cheese
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (pode ser o refinado normal)
  • 40g de pistache levemente triturado
Muito fácil e nem precisa de batedeira, ok? Mas é melhor usar um fuê (aquele batedor de arame) do que uma colher, fica bem mais leve para misturar.

Coloque o forno para aquecer a 155 graus se for forno elétrico. Se for um forno convencional a gás, coloque a temperatura mais baixa disponível, normalmente é cerca de 180 graus.

Bata primeiro os ovos, o açúçar e o óleo. Quando estiver cremosinho junte os outros ingredientes, exceto o fermento em pó. Misture bem. Acrescente o fermento, misture delicadamente e derrame na fôrma untada com manteiga e farinha de trigo.

Leve ao forno por 30 minutos ou até que você coloque um palito dentro do bolo e ele saia limpinho.

Quando estiver pronto, deixe esfriar. Enquanto isso prepare a cobertura. Essa pode ser com o fuê ou na batedeira mesmo. 

Misture o cream cheese e o açúcar e bata bem até ficar cremoso e não dar mais para sentir o granuladinho do açúcar.
Prontinho! Desenforme e, com toda sua habilidade confeiteira, passe a cobertura por todo o bolo. Espalhe o pistache triturado por cima e (se for possível esperar) leve a geladeira para dar uma refrescada geral.

Comentários

Postagens mais visitadas