Cheesecake com Calda de Amoras e Vinho do Porto

A conversa é mais ou menos assim:
Eu: Amor, quer sobremesa?
Ele: Não, obrigado.
Eu: Nem um docinho?
Ele: Não, nem gosto muito de doce...
Eu: Nem um chocolatinho?
Ele: Não não...

Eu: Tem cheesecake...
Pronto! Lá está ele em pé com o prato na mão!
É assim quando você descobre a sobremesa preferida do seu amor. O meu não resiste a uma generosa fatia de cheesecake, seja do que for! Eu na verdade experimentei pela primeira vez com o marido que ainda era só namorado na época. E o que me conquistou foi a possibilidade de um doce não tão doce com uma textura tão delicada e ao mesmo tempo cremosinha e aveludada. Chique dizer que é aveludado, mas eu não consegui nenhuma outra palavra para expressar o macio que a gente sente na língua.

Um dos melhores que eu já experimentei  foi o da Ale Tedesco aqui em São Paulo, mas nem se apeguem muito... o legal é cada um experimentar e escolher o seu, afinal as possibilidades são mil.

Basicamente um cheesecake tem que ter um fundinho sequinho feito de biscoito ou de farinha de trigo, um recheio a base de cream cheese e uma calda que pode ser de frutas, geléia, chocolate, goiabada, doce de leite ou o que mais sua vontade mandar!

A nossa preferida é a calda de amoras com vinho do porto! De morrer, de chorar, de renascer para comer de novo!

De todas as receitas que já vi de cheesecake, a que eu mais gosto é a do livro (mágico) da Rita Lobo - Panelinha. O tempo de forno é diferente para mim (cada forno um segredo, aff) mas fora isso o resto sempre dá certo.
Lá vai!

Ingredientes para 12 porções (não é muito baratinha nem muito light, mas vale o esforço! Vai por mim!)
Para a massa:
  • 200g de bolacha maizena
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
Para o recheio:
  • 750g de cream cheese (deixe uma hora fora da geladeira)
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 5 ovos (uso sempre ovos orgânicos)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1 colher (chá) de raspas de limão (truque fantástico 1!)
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja (truque fantástico 2!)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
Para a calda:
  • 2 xícaras (chá) de amoras (mas pode ser qualquer fruta vermelha, congelada ou não)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de vinho do porto
Coloque o forno para pré-aquecer a 180 graus.
Começando pela massa. Bata os biscoitos (ou bolacha, como diria vovó!) no liquidificador ou processador de alimentos até virar uma farinha. Coloque em um recipiente e acrescente a manteiga. Misture bem com as mãos.
Distribua a massa em uma fôrma (de aproximadamente 24cm e com fundo removível). Tem gente que gosta de cobrir as laterais da fôrma, mas eu prefiro o modelo tradicional em que a massa fica só no fundo.

Leve a fôrma ao forno e deixe assar por 10 minutos. A massa deve ficar douradinha, então fique de olho. Retire do forno (sem desligar) e reserve.

Em uma batedeira bata o cream cheese com o açúcar até ficar bem cremoso, em seguida vá adicionando os ovos um a um. Acrescente os demais ingredientes e bata bem por uns 3 minutos pelo menos.
Derrame esse creme na fôrma por cima da massinha já dourada e leve ao forno para assar por 15 minutos. Coloque  forno na temperatura mínima e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Como sempre dizemos por aqui,  depende muito do forno, então o truque é ver se já está douradinho por cima e com rachaduras. O miolo ainda vai estar meio molinho, é normal.

Retire do forno e deixe esfriar bem. Passe uma faca nas laterais da fôrma para desgrudar o cheesecake e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Eu acho que a textura já fica legal depois de 1 hora, mas só fica perfeita mesmo de um dia para o outro. Haja paciência, Jesus!

Enquanto resfria, vamos à calda. Aliás esse é um capítulo à parte! Essa calda é uma mão na roda! Você pode fazer com morango, amora, blueberry, separados ou tudo junto. Tanto faz, sempre fica incrível. Quentinha por cima de uma bola de sorvete de creme é surpreendente! Fria com torradinha também é uma delícia... Enfim, não tem erro e é incrivelmente fácil! Como diria o marido: é da categoria "bobo e bão"!

Bom, leve uma panelinha ao fogo médio com todos os ingredientes. Quando ferver, dê uma amassada nas frutas com um amassador de batata ou com uma colher grande mesmo. O importante é despedaçar um pouco para liberar mais sabor. Vai mexendo de vez em quando até dar uma engrossadinha.
Não tem muita regra, o ponto é o que você preferir... ou mais grossinho em ponto de geléia ou mais ralinho para escorrer bem sobre o cheesecake. Eu vou provando com uma colherzinha até chegar no ponto desejado, que no meu caso é uma consistência de geléia mais molinha para quando esfriar não ficar muito dura.

Prontinho, acrescente a calda sobre o cheesecake ou coloque em uma molheira para que cada um sirva a vontade!

Comentários

  1. Morri de vontade de fazer essa receita!
    Acredita que nunca comi cheese cake na vida!? Te juro!!! Bora experimentar, né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Tá na hora! Eu também demorei a descobrir essa delícia, mas cuidado que vira vício!

      Excluir
  2. No preparo do recheio você fala para acrescentar os ovos um a um. Quantos ovos?Não foi especificado na receita.
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina do Céu! Esqueci! Mas já corrigi lá: são 5 ovos!!! Espero não ter atrapalhado sua aventura culinária no meio da receita!
      E você leu tudinho mesmo, hein?! :) Fiquei triste, mas fiquei feliz!

      Excluir
  3. Chuchu, tenho tanto orgulho docê, bebê! Pena que vc nunca na vida me convidou para participar dos resultados das suas aventuras culinárias, ou seja, comer! Te amo muito e fico triste de vc estar tão longe agora! Seu blog está lindo demais, nunca desista dele pq vc está se superando! Sugiro umas receitinhas light e rápidas pra fazer para o jantar, em substituição aos nuggets e miojo. Qdo vier pra Brasólia me ligue pq dessa vez vai dar certo de nos encontrarmos. Super beijooo! Lívia

    ResponderExcluir
  4. Fiz hoje pela segunda vez. Dessa vez morangos com blueberry. ;)

    ResponderExcluir
  5. Fiz essa receita, mas a consistência do meu recheio ficou bem líquida, está há uma hora já no forno e não endurece, o que será que pode ter dado errado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas