Filé Folhado com Mostarda e Presunto Cru

Tem coisa mais inspiradora que férias?! É nesse tempo livre das responsabilidades do emprego, da casa e da rotina que tudo tem mais sentido. Um sabor, uma imagem, um pensamento que veio depois da terceira taça, tudo é inspiração para ser feliz!

Em novembro tiramos dez dias de férias. Parece muito pouco, mas foi suficiente para conhecemos lugares lindos, restaurantes incríveis, misturas que eu ainda nem tinha imaginado. Foi a primeira vez que eu fui para o Sul do Brasil e me apaixonei perdidamente pela região. Além do visual encantador e do povo simpático de sotaque gostoso, obviamente eu fiquei maluca pelos restaurantes! Não tivemos uma única experiência ruim, pelo contrário, nosso idioma era só de "Nhoc, Nham e Hummmm"!

Para matar a saudade disso tudo resolvemos tentar um prato que comemos no restaurante Casa Vanni. Esse restaurante é um dos pontos de visitação do roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves. Se estiver planejando algo para aquelas bandas, não deixe nunca de visitar essa casa.
 

Essa delícia é simples, mas os sabores se complementam com perfeição. Filé mignom envolto por mostarda e presunto cru, embrulhadinho em massa folhada. É um post, mas dava um livro!
Curiosidade: Sabe aquele caldinho delicioso que sai da carne quando a gente assa? Nessa receita ele vai ficar preso na massa folhada que estará crocante por fora e molhadinha por dentro. Já correu pra cozinha?! Peraí! Ainda nem contei que é super fácil de fazer!

Mão na massa!
Ingredientes para duas porções generosas**:
  • 300g de massa folhada congelada (pode ser a massa fresca feita na hora, mas a congelada é mais prática e não perde nada em sabor)
  • 500g de filé mignom
  • Ervas frescas a gosto (usei orégano, tomilho e alecrim)
  • 1 dente de alho grande
  • 2 colheres de mostarda amarela (pode ser a escura também, quanto mais forte melhor)
  • Azeite
  • 4 fatias de presunto cru ou parma
  • 1 ovo
  • sal e pimenta preta moída na hora
**São generosas mesmo. Portanto se você preferir, pode usar essa mesma quantidade de carne para 4 porções individuais menores, ou ainda usar o filé inteiro e dividir em fatias.
Para começar espalhe sal e pimenta em todos os lados do filé. Em uma frigideira bem quente, coloque uma colher de azeite, as ervas e o alho para soltar o sabor. Deixe fritar um minutinho e em seguida coloque o filé para selar. Selar nada mais é que dourar de todos os lados em uma frigideira bem quente. Aquela superfície douradinha faz com que o caldinho da carne não saia e o resultado final é um filé suculento e macio.

Deixe o filé descansando e esfriando um pouco. Enquanto isso abra metade da massa folhada em uma superfície seca e lisa deixando o filme plástico que envolve a massa para baixo. Lembre-se de deixar a massa descongelar naturalmente por pelo menos 30 minutos. Se tentar abrir a massa ainda congelada ela pode se partir e atrapalhar o resultado final.

Sobre a massa coloque 2 fatias de presunto cru que são suficientes para um sabor bem delicado. Caso goste de sabores mais marcantes pode colocar 2 ou 3 camadas do presunto sem medo.

Espalhe uma colher de mostarda por cima do presunto e em seguida coloque metade do filé. Embrulhe a carne com cuidado para não romper a massa. O filme plástico ajuda muito na hora de manusear. Em seguida pincele uma camadinha de ovo por cima para dourar.
Coloque uma folha de papel manteiga em uma assadeira e pincele com manteiga para não grudar. Cuidadosamente acomode as duas trouxinhas na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 a 30 minutos. Quando estiver douradinho pode retirar. Esse tempo e temperatura é para o filé ficar bem passado. Se preferir "ao ponto" aumente a temperatura do forno para 200 graus. Assim a massa doura mais rápido e a carne não tem tempo de perder a cor rosinha do centro.

Prontinho! Pode morrer de amor!

Comentários

  1. Fiquei com água na boca!!! Vou testar...

    ResponderExcluir
  2. Deisy, a mesma Deisy que trabalhou na OI?
    Reconheci pelo nome no final do post e depois fui olhar a foto.

    Não creio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAHHH!!! Não acredito que é você! Esses dias estava revendo nossas fotos no Rio! :)
      Saudade menina!!!

      Excluir
  3. Pelo que vi essa é uma adaptação da receita tradicional de Beef Wellington. O que muda é que invés da mostarda a receita tradicional usa uma pasta de cogumelos. Mas imagino que essa deva ficar tão boa quanto a original, e mais prática. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, parece muito com o Wellington, mas na verdade eu nunca tinha ouvido falar dele antes de comer esse prato no Sul... Depois andei pesquisando na net e vi a opção com cogumelos que irei testar com certeza!
      Tenho muito o que aprender (ou melhor: comer!!!) rsrsrs

      Excluir
  4. Delícia!!! Vou tentar fazer!!!
    BJOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  5. Olha... preciso dizer que essa receita se tornou um viral..
    Já reenviei pra algumas pessoas pra programar pra fazer, e pra outras pra turbinar a dieta para poder comer logo..
    To passando mal de tanta água na boca, mas precisava falar que seu blog é MTO bom.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao fala assim que meu coração nao agüenta!!!! :)
      Muito obrigada pelo carinho!!! E volte sempre!!!

      Excluir
  6. Amei seu blog. Vou entrar sempre!!
    Parabéns..

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog! Parabéns! As fotos são lindas!
    Beijos
    Heide

    ResponderExcluir
  8. Amei o seu blog!
    As receitas são ótimas! estou namorando algumas para testar em breve!

    Parabéns :)

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas