Pão de Queijo Quentinho para Lembrar de Minas Gerais


Morei em Brasília desde os 2 aninhos de idade, mas não posso dizer que me sinto uma candanga. Não significa que eu não goste de Brasília (amo muito!) e que não morra de saudade de lá, mas a minha criação, meus valores, meus costumes são de Minas Gerais. Indiscutível. Todo final de semana prolongado, férias, natais e aniversários que me lembro foram passados em Coromandel-MG. Sim, tem no mapa (hoje em dia). E não, não tem Mc Donalds.

Minha lembrança de infância preferida é na casa da vovó, acordando bem cedinho com cheirinho de pão de queijo e café fresquinho. Só quem passou uma noite lá sabe a delícia que é, dá vontade de levantar correndo direto para cozinha, sentar do lado do fogão e esperar a fornada do pãozinho.
Essa lembrança me veio esses dias e com ela uma saudade enorme. Para curar eu fui para cozinha preparar meu próprio pão de queijo quentinho e matar os vizinhos de inveja.

A receita não é a da vovó, mas isso tem um motivo. A da vovó não tá funcionando na minha casa... Alguém sabe explicar isso pelo amor de Deus?! Eu vejo Dona Lulu fazendo esse pão de queijo desde antes de eu ter dentes, repito igualzinho em casa (será?), mas não fica igual... lágrimas, choro e tristeza sem fim :(

Talvez seja o polvilho, minha vó adora o Amafil que não se acha por aqui, ou talvez o queijo curado de Minas que não esteja igualzinho o que ela compra no Armazém do Jesus Côrtes, só sei que não fica igual... Vou continuar tentando e assim que funcionar desvendo os segredos da felicidade aqui para vocês.

Por hora teremos uma receitinha divina que testei e aprovei. Se trata da receita do famoso pão de queijo vendido no "Lá da Venda" aqui de São Paulo. Confesso que nunca tinha comido lá, mas resolvi testar de curiosidade e amei o resultado!

Ingredientes:
  • 4 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 4 xícaras (chá) de queijo minas curado e ralado (eu encontrei em uma feira livre perto de casa, mas não vi em nenhum supermercado)
  • 3 ovos grandes (uso sempre ovos caipiras para deixar a cor da massa mais amarelinha)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 e 1/4 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) rasa de sal

A receita indicava usar a batedeira com aquele batedor em forma de gancho e foi assim que eu fiz, mas para dizer a verdade achei quase tão trabalhoso quanto sovar a massa na mão. Tive que ficar parando a batedeira toda hora porque a massa enrola no batedor e acaba sobrando polvilho no fundo... Apanhei bastante... A minha é uma Arno Planetária e, se você tiver uma ainda mais potente, testa aí. Da próxima vou fazer com a força do braço mesmo, assim já faço um estoque de "calorias a repor".
Mas, voltando à receita: em uma leiteira leve a água e o óleo para ferver. Na batedeira coloque o polvilho e o sal, então despeje a mistura fervente de água e óleo e bata em velocidade alta até formar uma massa grudenta.
Adicione um dos ovos e continue batendo até misturar completamente. Repita o processo para os outros ovos e bata até a mistura ficar homogênea. Em seguida acrescente o queijo ralado e continue batendo. Assim que o queijo ficar bem misturado, já pode parar de bater.
Aqueça o forno em 180 graus. Faça bolinhas com a mão e, se a massa estiver grudando um pouquinho, unte a mão com um pinguinho de óleo. Coloque as bolinhas em uma assadeira (nem precisa untar) deixando um BOM espaço entre elas pois o pão vai crescer e ficar grudado igual o da foto acima. #PassandoVergonhaNaNet. Asse até ficar douradinho o que deve demorar em torno de 30 minutos.

Prontinho!!! Agora é só coar um cafezim!

Essa receita rende cerca de 40 pãezinhos de casca fina porém super crocante, e com recheio bem "puxento". É melhor comer quentinho pois no outro dia já não fica tão delícia.

Comentários

  1. Olá, adorei a receita e vou testar! Porém, nos ingredientes não está escrito que vai leite, mas no modo de fazer você citou uma mistura de leite e água fervente, o que está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops!!! Olha o ato falho! Obrigada pela observação, realmente a receita não leva leite. Já corrigi. Depois conta pra gente se ficou bom :)

      Excluir
  2. Deisy, parabéns pelo blog. Uma amiga do trabalho me indicou e gostei demais das suas receitas. Vou testar todas! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Ei! Vi seu blog no 2beauty. Não conhecia e estou amando.
    Eu fiz o contrário de vc. Nasci em Brasília e mudei pra Minas com dois anos... E olha só, morava pertim de Patos também. uauahuah
    Quanto ao pão de queijo não ficar tão bom aí, pode ser o forno. Faço a mesma receita da minha mãe aqui na minha casa (ela traz polvilho, queijo e ovo) e no forno a gás não fica tão bom quanto no forno elétrico. Mas o melhor mesmo é o forno a lenha, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Se eu pudesse colocava um forno a lenha aqui no ap!!! rsrs faz toda diferença! Mas a vovó faz no fogão a gás antiguérrimo... eu já tentei nos dois... Só pode ser o coração de vó mesmo, rs :)

      Excluir
  4. O polvilho amafil é campeão. Dá muita diferença. Sempre que vou pra MG trago polvilho amafil, queijo curado e faço um monte de "pãozim de queijo"e vendo pra paulistada amiga. Eita povim que gosta de pãozim de queijo, sô! kkk Vou testar essa receita, mas vou trocar o óleo por manteiga porque acho que fica com mais gosto de MG. Beijo. Adorei o Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Testa sim! Minha família sempre fez com óleo, mas eu vou experimentar sua dica... manteiga sempre dá um gostinho especial!

      Excluir
  5. Deisy,

    Sou de Brasília nata e hoje vivo no Paraná. Mas essa coisa de pão de queijo e café quentinho não tem por aqui e sem contar que aqui é mais povilho.

    ResponderExcluir
  6. se quizer ,la vai a minha receita na mao mesmo quatro ovos,dois cpopos de leite um de oleo uma colher de salcoloca pra ferver o oleo,o leite e o sal assim que ferver coloca sobre o polvilho e meche o quanto der com a colher ,espera esfriar e coloca um pacote de queijo ralado ,ou queijo curadoem seguida os ovos mistura bem,fica uma massa grudenta coloca na geladeira ou no frizer para gelar ,assim nao da trabalho para enrolar,se por acaso ficar muito mole voce saupica um pouco de farinha de trigo nas maos ou bancada forno quente a quantia vai ser do geito que voce fizer o tamanho das bolas ,fica delicioso

    ResponderExcluir
  7. Adorei a delicadeza que você descreve o interior.. sim, sou de Patrocínio, tem no Mapa, vizinha de Coromandel, mas não tem Mc... Parabéns.. amei!!!

    ResponderExcluir
  8. ola deisy, vou testar esse paozim de quejo p ver se é bao mesmooooo. adorei a receita do macarrão com linguica, show

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas