domingo, 5 de maio de 2013

Homem na Cozinha: Carré de Cordeiro com Arroz de Hortelã

Esse sábado o marido acordou e disse: Cordeiro! Eu pensei até que se referia ao cordeiro de Deus, que teve uma revelação ou coisa do tipo! Mas depois ele completou: cordeiro com arroz de hortelã! De onde você tirou isso??? Sei lá, vou fazer!
Foi assim que surgiu a tal receita. Nunca tínhamos nos arriscado com essa carne e eu nunca tinha comido arroz de hortelã, nem sabia se ia ficar bom. Mas, já que era dia de Homem na Cozinha, relaxei! :)
Primeiro foi uma saga pra encontrar o tal carré de cordeiro mas enfim, meio em cima da hora, achamos. 
Para temperar usamos um truque infalível: o chimichurri! 
Vamos fazer uma breve pausa, porque merece. Esse é um dos temperos preferidos do marido e nós adotamos depois que viajamos pra Buenos Aires. Lá todo lugar tem um chimichurri e você pode temperar tudo com isso, desde empanada até carne vermelha. A gente comeu até com pão! 

O chimichurri é uma mistura muito saborosa de temperos secos reidratados com azeite e vinagre. Existem muitas formas de fazer, tipo curry, sabe? Mas em geral tem cebola, alho, salsa, pimentão, orégano, cebolinha, mostarda, tomate, manjericão, pimenta calabresa, louro, noz moscada e páprica. UFA! Não tem como ficar ruim, né?!

O truque é o seguinte: para temperar a carne ele misturou uma colher da mistura (seca) do chimichurri e 2 colheres de azeite. Esse molhinho foi espalhado na carne e deixamos marinando por 2 horas. 

Vamos aos ingredientes: (para 2)

Para a carne:
- 400g de carré de cordeiro (procure sempre os ossinhos com mais carne)
- 1 colher de mistura para chimichurri
- azeite 
- sal
Para o arroz:
- 1 dente de alho picadinho 
- azeite
- sal 
- 1 xícara de arroz branco
- 1/2 cebola pequena bem picadinha
- 1/2 xícara de hortelã picadinha
- 1/2 xícara de amêndoas torradas e salgadas picadas grosseiramente
É bem fácil e rápido. Primeiro separe as costelinhas de duas em duas. Misture o chimichurri com o azeite e espalhe essa pastinha na carne. Não coloque sal para não deixar a carne seca. Deixe marinar por 2 horas.

Em uma panela aqueça 2 colheres de azeite e frite o alho e a cebola até começar a ficar transparente. Acrescente o arroz e vá mexendo até os grãos começarem a ficar mais brancos. Em seguida cubra com água fervendo. É bom deixar o nível da água um dedo acima do arroz. Acrescente uma colher de chá de sal e prove a água. Tem que estar bem salgadinha. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 15 minutos, ou até a água secar. Experimente e, se estiver duro, vá acrescentando água aos poucos até ficar no ponto. 
Quando colocar a água no arroz, já pode levar o carré para selar. Espalhe um pouco de sal nas pecinhas e, em uma frigideira bem quente, disponha o carré com a gordura para baixo. Deixe dourar. Faça isso de todos os lados. Em seguida coloque as costelinhas em uma assadeira, derrame o azeite da frigideria por cima e leve ao forno pré aquecido a 220 graus por 15 a 20 minutos. Os 15 minutos devem ser suficientes para uma carne rosada no centro, com 20 minutos ela ficará no ponto de "bem passada".
Na hora de servir, misture o hortelã e as amêndoas no arroz quentinho. Já dá para sentir o aroma incrível dessa mistura. Comeríamos puro se já não tivesse uma carninha delícia pra acompanhar.

Ah! Para picar as ervinhas eu estou usando minha super tesoura! É muito mão na roda!
Prontinho! Um prato muito valori$$$ado em qualquer restaurante, agora no conforto do seu lar! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário