Pappardelle Cremoso de Salmão

Não sei vocês, mas as vezes eu penso em comida como eu penso nos sentimentos. Tem comida que é saudade, galinha caipira com açafrão, tem comida feliz, tipo bolo com cobertura de brigadeiro e tem comida amor, romântica mesmo, boa pra comer de dois. Essa massa faz parte dessa categoria adorável!

Não tem nada de complexo, nem de difícil, mas é cremosa, cheirosa, saborosa, leve. Combina demais com um vinho rosê.
Fiz essa receita no jantar pós dia dos namorados, porque esse ano não passamos a data juntos. Não importa a data, sempre dá pra arrumar uma boa desculpa e celebrar!

Ingredientes para 2:
  • 300g de salmão em cubos 
  • 250g de massa tipo pappardelle ou fettuccine
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 raminho de alecrim 
  • salsinha picada a gosto 
  • 50ml de conhaque
  • 200g de queijo mascarpone (em tempos de economia substitua por cream cheese, ok?)
  • sal e pimenta preta
Coloque uma panela grande com água para ferver.

Em uma frigideira larga ou panela wok coloque o azeite e a manteiga para aquecer. Fogo alto. Acrescente a cebola e vá mexendo até ficar transparente. Em seguida coloque os cubos de salmão e tempere com sal,  pimenta e o alecrim. Mexa com cuidado para o salmão não despedaçar.

A água já deve estar fervendo, então acrescente sal e o macarrão. Verifique o tempo indicado na embalagem para evitar que o macarrão passe do ponto.
Assim que o salmão começar a dourar, coloque o conhaque e flambe. Para flambar basta tirar a frigideira de perto do fogo, derramar o conhaque e depois aproxime a borda da frigideira da chama do fogão. Quando o fogo subir misture delicadamente o salmão. Use sempre uma colher de cabo longo, para não ficar com a mão próxima do fogo.

Quando o fogo cessar, acrescente o mascarpone e mexa. 

O macarrão já deve estar no ponto, escorra bem a massa e junte ao molho. Com o fogo ainda aceso, mexa delicadamente para que toda massa fique coberta. Se achar que ficou seco, acrescente umas 2 colheres de água.

Prontinho! Sirva e decore com a salsinha picada. Se ama queijo, pode acrescentar um parmesão ralado na hora. Não tem como errar!

Comentários

  1. Deisy, sei que você adora experimentar um vinho... seria legal você colocar o vinho que tomou com o prato e dar sua opinião.. o que acha?? Beijos e adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Haha adoro experimentar, porém não sou tão entendida a ponto de descrever :) Mas vou seguir seu conselho, vou postar pelo menos o nome! E claro, se combinou ou não.

    ResponderExcluir
  3. Olá deisy, adoro suas receitas, mas não encontrei em que momento vc adiciona o mascarpone. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Namariee!!! Você vai colocar o mascarpone assim que o fogo dentro da panela apagar. Depois conta como ficou!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas