Strogonoff de Filé Suíno do Ramsay

Olá Internet! Saudades de você...

Pra hoje temos uma receita que mistura um monte de coisa boa! Um pouquinho de Minas Gerais (carne de porco só me lembra o sítio do papai), um tanto de amigos bacanas (oi amigos!?), um livro de receitas (do Gordon Ramsay) e um bom vinho (pinot combinou demais, mas já tomamos de tudo com ele). E só!

Tivemos mais de uma oportunidade de cozinhar esse prato para os amigos e, pra minha alegria, foi do jeito que imaginei desde a primeira vez que testei a receita: todo mundo passando o dedo no prato pra lamber o restinho do molho, felizes e um tiquinho embriagados :)

Então não deu pra evitar, precisei voltar nesse espacinho pra compartilhar com quem mais quiser ver pessoas comendo felizes. O nome do livro já sugere "Cozinhando para os amigos", e não tinha como ser mais acertado!

É um strogonoff diferente, porque não é de frango ou filé bovino, é de porco. E não tem mostarda ou catchup, tem páprica doce defumada... Encorajo todos a procurarem esse tempero em feiras, empórios (ou na internet, quem sabe?!) porque é fantástico, muito saboroso e aromático, além de dar uma cor linda!

Opa, só mais um detalhe (importantíssimo): é muito fácil de fazer!

Ingredientes (para duas pessoas):

  • 500g de filé de porco (parece o lombinho, mas é mais fininho e tem aquela fibra parecida com o filé mignon bovino)
  • 1 colher sopa de páprica doce defumada (a receita original pedia colher de chá)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola grande (ou duas pequenas) cortada em fatias finas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 250g de cogumelos champignon frescos em fatias grossas (se eu pudesse colocava 1 quilo :) )
  • 1 dose de conhaque, brandy ou whisky
  • 250ml de creme de leite fresco (na falta do fresco, manda uma caixinha de creme de leite mesmo que funciona)
  • Suco de meio limão
  • 1/2 xícara de salsinha fresca picada


Obs: O preparo é bem rápido então deixe tudo separado e picadinho.

A primeira coisa a fazer é limpar o filé suíno, retirando as gorduras aparentes e a fibra branquinha que fica em volta. Se você está comprando o filé no açougue, pode pedir pro pessoal já entregar limpo. Eu não tenho facas legais pra carne e sempre sofro um pouco pra limpar sem ficar tudo picotadinho.
Corte em fatias de 1cm ou 1,5 cm mais ou menos, tempere com o limão, sal, pimenta do reino e a páprica.

O cogumelo pode ser comprado já limpo também, mas não encontramos no dia das fotos, então tivemos que lavá-los. Tem muita gente que diz que não se deve lavar cogumelos porque eles absorvem água e tal, mas não consigo me convencer que só passando um paninho estarão limpos. O que eu faço é passar o mais rápido possível em água corrente ajudando com uma faquinha a tirar as sujeiras mais resistentes.

Aqueça 2 colheres de azeite e a manteiga em uma frigideira grande ou uma panela de fundo largo. Adicione a cebola e frite em fogo médio até ficar transparente e meio amareladinha, junte então o alho e os cogumelos. Aumente o fogo e cozinhe até que os cogumelos soltem a água e fiquem dourados e macios.


Transfira tudo para um recipiente e acrescente mais duas colheres de azeite na frigideira. Frite o filé aos poucos para que fiquem dourados dos dois lados e não junte água na panela. Quando todas as fatias estiverem douradas volte as cebolas e cogumelos para a panela, acrescente o conhaque e flambe. Se não quiser pôr fogo na cozinha, pode deixar ferver um minutinho pra evaporar o álcool.
Acrescente então o creme de leite, mexa e acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo, adicione a salsinha e voilá! Só servir!


Um arroz branco e umas folhas frescas fazem um bom complemento.

É elogio garantido!

Comentários

  1. Olá passear por aqui foi ficar maravilhada com pratos que me encheram os olhos, confesso que ando preguiçosa na cozinha, me acostumei demais a comer comida feita por cozinheiras de casa, hoje aposentada estou querendo descobrir pratos simples e gostosos achei muito aqui, virei sempre.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  2. Fiz e ficou deliciosa.
    Grata pela receita.
    Vivi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas