Risoto de Curry e Manga com Frango e Calda de Laranja

Há dias na vida da gente que seria melhor esquecer. Mas mesmo um dia de cão pode ser salvo nem que seja nos pênaltis ou na prorrogação. Isso foi o que eu aprendi quando roubaram minha bolsa. Chorei, esperneei, sofri, chorei de novo e não queria nada, só dormir e esquecer... desaparecer quem sabe. Parece exagero, mas tem situações que mexem com a gente por dentro.

Quando voltei para casa bateu a fome, e bateu forte porque já eram 9h da noite e eu não tinha comido nada a tarde toda.

O marido, já cansado de me ver daquele jeito, foi para o computador e achou uma receita promissora com tudo que já tínhamos na geladeira.
Fomos juntos para a cozinha e tudo mudou! Meu herói!  
Essa receita é um mix incrível de sabor: é doce, é ácido, é salgado e é picante. Um prato que chacoalha o paladar, dá aquele susto e acaba com o mal humor.

Chega de choradeira! Vamos aos ingredientes para duas pessoas:

Para o frango
  • 2 sobrecoxas de frango desossadas
  • suco de meio limão siciliano
  • 2 ramos de alecrim
  • 1/2 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • suco de 2 laranjas coado
Para a manga
  • 1 manga cortada em cubos
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky (no dia mandamos cachaça!)
  • 2 raminhos de tomilho
Para o risoto
  • 1 xícara de arroz carnaroli ou arbório
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1/2 cebola média bem picadinha
  • 500ml de caldo de legumes (pode ser um cubinho de caldo knorr de legumes dissolvido em água)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal e pimenta a gosto 
  • 1 colher (chá) bem cheia de curry indiano 
Aqui vale uma observação: o curry é uma mistura de especiarias que pode variar muito de uma marca para outra. Na verdade originalmente ele é uma mistura indiana feita pelos próprios cozinheiros e cada um tem sua receita favorita. Por aqui encontramos vários tipos, uns mais picantes, outros menos. O que eu uso é o Curry Madras Picante da Bombay.

Mãos à obra!

Em uma tigela coloque as sobrecoxas já lavadas e com a pele. Acrescente o limão, o alecrim, o azeite, o sal e a pimenta. Espalhe bem o tempero por toda a carne e deixe marinar por umas duas horas na geladeira.

Em uma panela pequena coloque o suco da laranja e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por alguns minutos até sobrar somente uma calda no fundo da panela. Vai reduzir bastante e é normal. Sobra quase nada, duas colheres de sopa no máximo.
Enquanto isso aqueça a manteiga e acrescente a manga e as folhinhas de tomilho. Deixe fritar por dois minutos e acrescente o conhaque. Misture um pouco, e vá aproximando a borda da frigideira da chama do fogão até o fogo invadir a panela. Assim que a chama apagar, desligue o fogo e reserve.


Hora do frango:
Esquente bem uma frigideira ou um grill e coloque o frango para grelhar com a pele virada para baixo. Não precisa acrescentar óleo ou azeite porque já tinha na marinada. Vire o frango quando a pele estiver bem tostada, assim que estiver dourado dos dois lados pode retirar do fogo (aproximadamente 15 minutos).

Vamos para o risoto:
Ferva o caldo de legumes e mantenha em fogo baixo até o final da preparação do risoto.

Aqueça o azeite e a manteiga, acrescente a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Em seguida coloque o arroz e deixe fritar por 2 minutinhos. Acrescente o vinho branco e mexa até secar.

Vá acrescentando o caldo de legumes concha a concha, sempre mexendo até secar antes de colocar a próxima. Na terceira concha comece a experimentar o arroz. Tem que estar al dente, ou seja, firme mas sem aquela sensação de farinha no meio do grão. Nem sempre é necessário usar todo o caldo.
Quando estiver no ponto, acrescente o curry e mexa bem. Acerte o sal e se preferir um sabor mais marcante pode acrescentar mais um pouquinho de curry.

Se tiver alguém te ajudando fica mais fácil que tudo fique pronto mais ou menos ao mesmo tempo. Basta  colocar o frango para grelhar assim que acrescentar o vinho no risoto. Se for o único par de mãos na cozinha também é possível, mas tem que ser ágil e deixar tudo previamente organizado pois o risoto exige atenção senão gruda ou passa do ponto.

Para montar o prato coloque uma porção do risoto com um pouco da manga por cima, ao lado uma sobrecoxa de frango coberta com uma colher rasa da calda de laranja.

Prontinho!!
 
Terminei a noite feliz com um jantar delícia e uma cerveja de trigo!

Comentários

  1. Que legal ver a sua variação da receita lá dos Desafios Gastronômicos (www.desafiosgastronomicos.com.br)! Adorei a foto da flambagem e o toque do tomilho na manga!!
    beijos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia! Somos fãs do seu blog! Já testamos várias receitas e estou pronta para usar o creme de leite azedo que está na geladeira, rsrs.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Vou testar esse risoto, só de ler a receita fiquei com água na boca!! Parece ser deliciosa, estou ansiosa para testar essa receita!! Deus abençoe sempre todos vcs aí ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas