Espaguetti, Queijo Feta e Castanhas: Vai por Mim!

Prezados amigos e amigas, é com prazer que lhes apresento a massa mais viciante que já passou na cozinha do biscoito!
Estávamos, eu e maridon, submersos na falta de criatividade, loucos por um jantarzinho leve e saboroso, mas com uma preguiça nota mil! Eu já tinha folheado os livros de receita e pesquisado todo acervo do Google, quando o marido aparece com o livro do Ramsay e me mostra um macarrãozinho meio estranho, sem molho, sem tomates, nem creme de leite. Confesso que não vi muito potencial, mas ele se empolgou e eu dei aquele sorriso amarelo: ó, que maravilha! e fomos para a cozinha. O que me animou foi o modo de preparo ridiculamente fácil e demorou quase 15 minutos para ficar pronto!


Não seguimos à risca a receita original, afinal "é sempre bom dar um toque pessoal ao que comemos" (mentira, o fato é que nem sempre contamos com linguine e pinóli$$$ na despensa). Virou espaguetti e amêndoa mesmo!

Bom, ainda sem muita fé, dei a primeira garfada. Morri. Morri umas 3 vezes! Por isso aconselho: vai por mim! Não se deixe levar pela foto, nem pelo precinho nada camarada do queijo feta. Sem pensar, faça esse prato e entre para o grupo dos Viciados em Macarrão com Feta Anônimos.

Ingredientes para 2:
  • 250g de espaguetti (eu sempre prefiro o integral)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • suco e raspas de meio limão siciliano
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado na hora 
  • 1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
  • 70g de queijo feta despedaçado (despedace com os dedos mesmo)
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas tostadas* e salgadas, quebradas grosseiramente. 
  • 2 colheres (sopa) de pistache (sem drama, se não tiver pistache, usa castanha do pará, pinólis, macadâmias ou nozes. Basta dar uma tostadinha na frigideira mesmo, para liberar o aroma) 
*Tostar é essencial. Amêndoas e nozes se transformam quando tostadas, liberam muito mais aroma e sabor.

É muito fácil, mas para não errar separe todos os ingredientes antes de começar a cozinhar o macarrão.
Prepare a massa conforme as instruções da embalagem e assim que estiver al dente, desligue o fogo e escorra o espaguetti deixando sobrar uma colher de água na panela. Devolva imediatamente a massa para a mesma panela e acrescente todos os demais ingredientes. Mexa bem com um garfo ou pegador, cuidando para não quebrar o espaguetti, para que toda a massa tome o sabor.
Sirva imediatamente, para não esfriar o macarrão.

Dicas opcionais: deixe um pouco do feta e do manjericão para colocar por cima da massa na hora de servir, só para aumentar o charme. E sirva em pratos aquecidos, para manter a temperatura da massa por mais tempo! Se não for servir imediatamente, não misture os ingredientes. Caso a massa esfrie um pouco, ainda dá pra passar uma água quente, mas se já tiver misturado tudo, não vai dar mais.
Prontinho! Deixe-se levar pelo limão com castanhas!

Comentários

  1. Amiga, pode parecer uma pergunta besta, mas eu não sei mesmo como fazer.... Como faço para aquecer os pratos? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada besta essa pergunta! Afinal não é muito comum aquecer prato sem os equipamentos de uma cozinha profissional. Aqui, como somos só 2, eu coloco o prato em cima da panela onde está cozinhando o macarrão, como se fosse a tampa sabe? Deixo 2 minutinhos depois tiro, seco o fundo e coloco o outro. Não fica muito quente, mas já ajuda.
      Se for servir mais gente, você pode colocar os pratos em uma bacia e depois completar com água quente. Deixa uns 5 minutos e depois escorre a água e seca os pratos. Cuidado na hora de escorrer a água, para não se queimar.
      Beijinhos e volte sempre!!!

      Excluir
  2. Ai ai que delícia! Adorei o blog! Primeira visitinha de muiiiitas! Lá vai agora a minha pergunta besta: que queijo feta é esse pel'amor de deus??? será que é fácil de encontrar?

    Aline
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs foi a mesma reação que eu tive! Nunca tinha ouvido falar... Mas se trata de um queijo feito de leite de cabra e ovelha. Você deve achar em supermercados maiores, mas se não achar não se preocupe. Pode substituir por cubinhos de queijo minas ou coalho que vai ficar ótimo também!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas