segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Espaguetti, Queijo Feta e Castanhas: Vai por Mim!

Prezados amigos e amigas, é com prazer que lhes apresento a massa mais viciante que já passou na cozinha do biscoito!
Estávamos, eu e maridon, submersos na falta de criatividade, loucos por um jantarzinho leve e saboroso, mas com uma preguiça nota mil! Eu já tinha folheado os livros de receita e pesquisado todo acervo do Google, quando o marido aparece com o livro do Ramsay e me mostra um macarrãozinho meio estranho, sem molho, sem tomates, nem creme de leite. Confesso que não vi muito potencial, mas ele se empolgou e eu dei aquele sorriso amarelo: ó, que maravilha! e fomos para a cozinha. O que me animou foi o modo de preparo ridiculamente fácil e demorou quase 15 minutos para ficar pronto!


Não seguimos à risca a receita original, afinal "é sempre bom dar um toque pessoal ao que comemos" (mentira, o fato é que nem sempre contamos com linguine e pinóli$$$ na despensa). Virou espaguetti e amêndoa mesmo!

Bom, ainda sem muita fé, dei a primeira garfada. Morri. Morri umas 3 vezes! Por isso aconselho: vai por mim! Não se deixe levar pela foto, nem pelo precinho nada camarada do queijo feta. Sem pensar, faça esse prato e entre para o grupo dos Viciados em Macarrão com Feta Anônimos.

Ingredientes para 2:
  • 250g de espaguetti (eu sempre prefiro o integral)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • suco e raspas de meio limão siciliano
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado na hora 
  • 1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
  • 70g de queijo feta despedaçado (despedace com os dedos mesmo)
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas tostadas* e salgadas, quebradas grosseiramente. 
  • 2 colheres (sopa) de pistache (sem drama, se não tiver pistache, usa castanha do pará, pinólis, macadâmias ou nozes. Basta dar uma tostadinha na frigideira mesmo, para liberar o aroma) 
*Tostar é essencial. Amêndoas e nozes se transformam quando tostadas, liberam muito mais aroma e sabor.

É muito fácil, mas para não errar separe todos os ingredientes antes de começar a cozinhar o macarrão.
Prepare a massa conforme as instruções da embalagem e assim que estiver al dente, desligue o fogo e escorra o espaguetti deixando sobrar uma colher de água na panela. Devolva imediatamente a massa para a mesma panela e acrescente todos os demais ingredientes. Mexa bem com um garfo ou pegador, cuidando para não quebrar o espaguetti, para que toda a massa tome o sabor.
Sirva imediatamente, para não esfriar o macarrão.

Dicas opcionais: deixe um pouco do feta e do manjericão para colocar por cima da massa na hora de servir, só para aumentar o charme. E sirva em pratos aquecidos, para manter a temperatura da massa por mais tempo! Se não for servir imediatamente, não misture os ingredientes. Caso a massa esfrie um pouco, ainda dá pra passar uma água quente, mas se já tiver misturado tudo, não vai dar mais.
Prontinho! Deixe-se levar pelo limão com castanhas!

4 comentários:

  1. Amiga, pode parecer uma pergunta besta, mas eu não sei mesmo como fazer.... Como faço para aquecer os pratos? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nada besta essa pergunta! Afinal não é muito comum aquecer prato sem os equipamentos de uma cozinha profissional. Aqui, como somos só 2, eu coloco o prato em cima da panela onde está cozinhando o macarrão, como se fosse a tampa sabe? Deixo 2 minutinhos depois tiro, seco o fundo e coloco o outro. Não fica muito quente, mas já ajuda.
      Se for servir mais gente, você pode colocar os pratos em uma bacia e depois completar com água quente. Deixa uns 5 minutos e depois escorre a água e seca os pratos. Cuidado na hora de escorrer a água, para não se queimar.
      Beijinhos e volte sempre!!!

      Excluir
  2. Ai ai que delícia! Adorei o blog! Primeira visitinha de muiiiitas! Lá vai agora a minha pergunta besta: que queijo feta é esse pel'amor de deus??? será que é fácil de encontrar?

    Aline
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs foi a mesma reação que eu tive! Nunca tinha ouvido falar... Mas se trata de um queijo feito de leite de cabra e ovelha. Você deve achar em supermercados maiores, mas se não achar não se preocupe. Pode substituir por cubinhos de queijo minas ou coalho que vai ficar ótimo também!

      Excluir