Pernil de Cordeiro com Maçãs, Sidra e Mel

Que época deliciosa é essa? É época de visitar a família, conversar em volta da mesa até tarde, trocar presentes com pessoas que amamos e comer! Comer muito e muito bem. Esperei ansiosamente por esse finalzinho de ano para recarregar as baterias com energia boa e é isso que vamos fazer.
Acho muito bonito nessa época o carinho que as mães e tias colocam na comida. É engraçado porque durante o ano todo a comida pode ser muito boa, mas nessa época ela é linda, cheirosa, gostosa e confortável. Comida de natal é definitivamente especial.
A receita de hoje é bem assim e eu olhei para ela muitas vezes durante o ano no meu livro do Ramsay. É um assado lindo, cheio de aroma e sabor, é original e sai um pouco do tradicional peru assado. Perfeito para o Natal.
 O que mais me surpreendeu foi que apesar de ter maçãs, sidra e mel, não é um prato doce... é um sabor levemente ácido e picante. O pernil de cordeiro é uma carne especial que absorve muito bem o tempero e realça cada sabor e por isso foi a nossa escolha esse ano.

A receita original é do livro Cozinhando para os Amigos do Gordon Ramsay, mas para variar fizemos algumas adaptações.

Não é difícil, hein?! Vamos lá!
Ingredientes:
  • 4 dentes de alho 
  • 2 pimentinhas cumari ou qualquer outra pimenta em conserva
  • aproximadamente 2 colheres (chá) de sal (para nossa peça de 1,5kg ficou no ponto)
  • raminhos de tomilho
  • suco de 1/2 limão
  • 5 maçãs fuji 
  • 1 garrafa de sidra (aquela baratinha mesmo)
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • uma cabeça de alho inteira
  • Sal e pimenta a gosto
Primeiro coloque o forno para pré-aquecer a 220°C. Depois faça cortes superficiais na gordura ao redor do pernil, formando losangos.

Amasse o alho com o sal, a pimenta e as folhinhas do tomilho. Espalhe um pouco de azeite por todo o pernil e depois esfregue o tempero por toda a peça. Coloque em uma assadeira, despeje o suco de limão em cima da carne e asse em forno quente por 20 minutos.

Enquanto isso, corte as maçãs em 4 e retire as sementes. Retire o pernil do forno e reduza a temperatura para 180°C.

Derrame delicadamente algumas colheres da sidra sobre o pernil. A idéia é não desgrudar o tempero do pernil, por isso não é legal derramar diretamente da garrafa. Espalhe 2 colheres de mel sobre a parte mais bonita do pernil, vire e espalhe mais uma colher no outro lado. Deixe a parte mais bonita virada para baixo na assadeira para que no final do processo ela esteja virada para cima bem lindona e dourada.

Espalhe as maçãs, mais alguns ramilhos de tomilho e uma cabeça de alho cortada ao meio, na assadeira. 
Derrame metade da garrafa de sidra na assadeira e leve para assar por mais 30 minutos.
Retire do forno, vire o pernil, regue com o suco da assadeira e outra colher de mel. 

Agora precisamos calcular o tempo de forno para o seu pernil. A conta é simples: para cada 450g de pernil some 12 minutos se quiser mal passado ou 15 minutos se quiser ao ponto. O meu tinha 1,5kg então deixamos por aproximadamente 40 minutos (1500g/450g X 12) porque queríamos mais molhadinho mesmo.

Derrame a sidra restante pela assadeira e leve para assar pelo tempo calculado. Não se preocupe se ficar um excesso de caldo porque depois ele vai virar um molho fantástico.

Retire o pernil da assadeira, coloque sobre uma tábua de carne e cubra com papel-alumínio. Deixe descansar enquanto prepara o molho.

Nesse ponto, as maçãs devem estar bem macias. Retire a cabeça de alho e metade das maçãs e reserve. Derrame o caldo em uma panela, passe a outra metade das maçãs por uma peneira e acrescente ao caldo. Não vai passar muita polpa, mas tudo bem, descarte o que sobrar na peneira.
Leve ao fogo médio deixe ferver até reduzir e dar uma engrossadinha. Como tem o açúcar da sidra, da macã e do mel, ele deve ficar mais firme a medida que for esfriando.

Prove, ajuste o sal e a pimenta e coloque em uma molheira.

Na hora de servir, retire o papel alumínio e enfeite com a cabeça de alho e as maçãs.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas