Bolonhesa (Maravilhoso!) de Linguiça e Erva Doce

Comida é um mundo e a gente não para nunca de aprender, né?! Desde o primeiro frango caipira na casa da mamãe, até hoje, já passei por tanto ingrediente e por tanto "modo de fazer" que já perdi as contas. A sensação é de que no fundo a gente nunca sabe nada.

Essa pausa do blog foi quase uma marinada. Sabe quando você deixa descansar para pegar mais sabor? Eu me sinto um pouco assim... Muita cozinha sem compromisso, sem preocupação quanto a dar certo ou errado e sem preconceito com ingredientes que eu não "ia muito com a cara". Foi bom, foi gostoso e aos poucos vamos espalhando por aqui.

Essa semana eu aprendi a usar 2 ingredientes comuns: um deles é a linguicinha de porco que esteve na minha casa desde que tenho dentinho. O outro é a erva doce...
Estava folheando o livro do Jamie Oliver - "30 Minutos e Pronto", na busca de alguma coisa fácil e saborosa porque a fome estava empatada com a preguiça e se eu tentasse algo mais complexo ia pedir pizza mesmo. Escolhi uma massa que devia ficar pronta em 15 minutos... Demorou 30, mas vá lá: foi uma das melhores massas que já comemos na vida! Jamie, nós te amamos! Ele ousou triturar uma linguiça e temperar com erva doce (eca!) e me mostrou que não existe ingrediente "eca!", existe ingrediente mal utilizado. Bolo de fubá com erva doce foi meio traumático pra mim e eu coloquei a culpa nessa sementinha a vida toda... Talvez fosse só um excesso no bolinho comprado na rua. Tenho que admitir que esse detalhe fez TODA a diferença no prato e tirou do lugar comum.
Chega de conversa fiada! Vamos cozinhar!

Ingredientes: Fiz o molho na medida do livro (4 pessoas), mas usei massa para 3, pois gosto de bastante molho :)
  • 1/2 pacote de espaguete integral
  • 400g de uma boa linguiça (usei a linguiça do Jerivá)
  • 1 cenoura grande em rodelas
  • 1 talo de salsão (aipo)
  • 1 pimenta vermelha (como a linguiça já era picante, usei pimenta de cheiro)
  • 1 colher (chá) de erva doce 
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • 4 dentes de alho pequenos 
  • cebolinha verde
  • 4 colheres de vinagre balsâmico (eu usei creme balsâmico que é mais adocicado e mais cremoso)
  • 1 lata de tomate pelado
  • manjericão fresco
  • 30g de parmesão
Primeiro coloque a água do macarrão para esquentar. Em seguida bata no multiprocessador a cenoura, a cebolinha, a pimenta e o salsão. Se não tiver multiprocessador, pode ser liquidificador, só dá mais trabalho porque tem que ir parando de vez em quando para misturar. Acrescente a linguiça, a erva doce e o orégano e bata até ficar homogêneo.
Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e acrescente a linguiça processada e os dentes de alho amassados ou espremidos. Vá mexendo de vez em quando.

Acrescente sal na água e leve o macarrão para cozinhar. Fique atento ao tempo de cozimento da massa indicado na embalagem. 

Quando a linguiça estiver começando a dourar, acrescente o vinagre balsâmico e o tomate pelado picado. Para picar, basta colocar a faca dentro da lata do tomate e ir cortando grosseiramente. Acrescente meia lata de água (use a mesma do tomate), mexa e deixe ferver até ficar na consistência que te agrade. Eu gosto mais molhadinho mesmo. Se ficar seco, acrescente um pouquinho da água do macarrão.
Quando o macarrão estiver no ponto, escorra e despeje na panela do molho com o fogo ainda aceso. Mexa delicadamente e acrescente algumas folhas de manjericão. Eu coloquei meia xícara, mas é a gosto. Acerte o sal  e está pronto! Rale um pouquinho do parmesão sobre o macarrão direto no prato.

Comentários

  1. Menina, AMO o teu blog!!
    Que bom que voltou, semanalmente vinha ver se vc tinha atualizado.

    Acho as tuas receitas excelentes, ideias que eu amo, dicas que são muito úteis e com o plus de tudo ficar divino. Quando quero impressionar venho aqui copiar uma receita. Daqui a pouco já vou ter dado feito tudo.

    Por favor, atualize com mais frequência! E adoraria ver uma receita do seu marido, quero mais "Homem na Cozinha".

    Vou testar essa receita e volto aqui fazer meu comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou a atualizar o Blog! É um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Oi minha filha, saudades!!! Dê um pulinho aqui na casa da mamãe e me faça essa receita. Hummm fiquei com agua na boca!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ... me avisa quando for levar um prato desse pro Serpro, que irei com certeza ... rsrsr ... saudades ... Manda um abraço pra equipe ... por favor ... Renan

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Deisy .., me avisa quando for levar um prato desse pro Serpro ... Irei com certeza ... Manda um abraço pra equipe ... saudade de todos ... Renan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas