Ossobuco (Meu Novo Amor Eterno)

Talvez eu já tenha mencionado que sou de Minas e vivi uma vida mais ligada ao interior... (devo ter dito só umas 36 vezes...). Morei a maior parte da vida em Brasília, mas minha família fez quase um "puxadinho" de Coromandel lá, o que conservou desde o sotaque até o gosto por sabores mais fortes de fazenda. É galinha caipira, rabada, suã (???) de porco e tudo que a maioria das pessoas da cidade grande viram o nariz.

Esse prato é tudo que eu amo, mas bem mais amigável aos paladares normais... Tem força, tem calor, tem maciez e um caldinho que cura até a mais severa ressaca. E para os iniciados, tem o tutano molinho que coroa a maravilha toda.

Não chega a ser difícil, mas cada minuto a mais que dedicar a ele, será retribuído em forma de profundidade e complexidade de sabor... Sim, vale a pena fazer de manhã e jantar a noite, mas também conquista qualquer coração apressado se lançar mão de uma panela de pressão honesta.

Vou ensinar as duas formas e sugiro até que teste as duas para comparar.

Chega de papepê e vamos aos ingredientes:
  • 2 peças de ossobuco (+-1kg)
  • 1 cenoura grande em cubinhos
  • 2 talos de salsão em cubinhos
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho grandes amassados
  • meia pimenta dedo de moça (com ou sem semente dependendo do seu apetite por ardor)
  • 2 latas de tomate pelado
  • meia garrafa de vinho tinto seco 
  • 2 colheres de farinha de trigo 
  • ervas frescas (usei o que tinha: alecrim, tomilho, orégano e manjericão)
  • 1 canela em pau
  • sal e pimenta preta a gosto
Observação: se você optar pela versão estendida da receita, vai precisar de uma panela com tampa que não tenha nenhuma parte plástica ou de vidro, pois ela irá ao forno. A minha panela tem um puxador de plástico na tampa, mas eu desparafusei o puxador e usei assim mesmo. Deu tudo certo.
Caso não tenha algo assim, vai de panela de pressão mesmo que você não vai ser arrepender!

Pra começar espalhe um pouco de sal e pimenta preta em volta das peças de ossobuco e depois espalhe uma colher de farinha de trigo em cada peça. Essa capinha vai ajudar a selar a carne e dar uma consistência a mais no molho.

Agora vamos dar cor a essa carne. Espalhe um fio de azeite no fundo de uma panela bem quente e sele as peças uma a uma de todos os lados. Assim que a carne estiver bem douradinha, retire da panela e reserve.

Leve a cebola, o alho, a pimenta, o salsão e o pau de canela para suar na panela (rimou). Quando a cebola estiver dourada pode devolver o ossobuco pra panela e acrescentar as latas de tomate pelado, o vinho e as ervas frescas (amarradinhas em um bouquet garni).

Agora é o seguinte: se você optou por usar a panela de pressão basta tampar e deixar cozinhando por 30 minutos. Após esse tempo abra a panela e verifique se a carne está bem macia. Se não estiver, volte pro fogo e espere mais 10 minutos. Normalmente com esse tempo a carne está quase desmanchando e os demais ingredientes do molho já derreteram formando um delicioso caldo. Experimente e acerte o sal se achar necessário.

Agora se você optou pela versão "to com o dia livre", tampe a panela e envolva toda ela em papel alumínio. Leve ao forno a 170 ou 180 graus por 2 horas. Após esse tempo, abra a panela e verifique se a carne está super macia. É um bom momento também para acertar o sal caso precise.
Provavelmente ainda não estará tão macia assim, então envolva novamente no papel alumínio e deixe no forno por mais 1 hora.

Após esse tempo já está pronto para se deliciar, mas o toque de chefe é o seguinte: desligue o forno e não abra. Deixe a panela lá no calorzinho até a hora do jantar. A minha ficou por umas 4 horas com o forno desligado e nem eu acreditei quando vi o resultado. Foi de brilhar os olhos e salivar pra sempre. Só de contar aqui pra vocês estou sofrendo de novo rsrs.

Sirva a carne com uma polenta simples ou com um purê.

Se sobrar um pouco de molho, experimente usar como molho de um macarrão. Tenho certeza que será amor eterno, amor verdadeiro.




Comentários

  1. Dedeisy, mais uma receita para a minha lista de desejos. Com certeza irei fazê-la em breve. Parabéns por continuar produzindo conteúdo de alta qualidade para os leitores amigos...Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas