Bolo de Cacau, Café e Laranja

Oi pessoal… O mundo está ao contrário… Alguém reparou? Aqui estamos bem atentos a todas as maravilhas de uma rotina cultivada por anos e que, agora, vem se apresentando com cores e cheiros totalmente diferentes. Coisas que fazíamos automaticamente passam a ter um significado enorme, o valor de tudo está sendo recalculado e muitas frivolidades subiram de nível na minha lista pessoal de prioridades. Deu muita vontade de voltar aqui. Compartilhar com a 'webosfera' um pouco de mim, dos meus anseios e dos pequenos prazeres que me ajudam na sanidade tão necessária.


Ao contrário desse diário que há anos estava empoeirado, a cozinha continuou a mil. Passamos por uma fase Geleieira onde suprimos muitos amigos com potinhos cheios de fruta e sabor, mas não tão cheios de açúcar como os doces tradicionais. Passamos por uma bela fase de encontrar os amigos toda semana com um prato apetitoso e muito elogiado (rola um exagero dos amigos, mas o amor é assim). Estamos passando agora por uma quarentena. Toda a presença que eu sempre valorizei se tornou virtual e meu único calor de pele humana vem do meu parceiro de vida que aguenta minhas variações de humor e disposição nesse último mês.

Ele não é de expressar muito seus desejos, mas outro dia me disse claramente: Vontade de comer um bolo…

Assim começa a parte boa da história, deixa de ser tragédia e vira comédia romântica… (Ah! Antes que eu me esqueça, assistam o Filme "Mais estranho que a Ficção"... Eu tava influenciada pelo enredo nesse dia).

Procurei uma receita que sei que é deliciosa e reconfortante de bolo de chocolate da Rita Lobo, mas naquele dia fomos juntos pra cozinha e queríamos algo ainda mais surpreendente e especial…
Usando como base a receita da 'Rita Rainha Que Nunca Falha', criamos o Bolo de Cacau, Café e Laranja…

Se você também quer encher seu coração de paz, segue o fio:

Primeira coisa é colocar o forno para aquecer a 180º e untar, com manteiga e farinha de trigo, uma fôrma redonda daquelas tradicionais com furo no meio.

Agora sim, vamos aos ingredientes:
Para o Bolo:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de cacau em pó
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de pó de café (não precisa ser café solúvel… pode ser o pó mesmo, normal)
As raspas de meia laranja (½ colher de chá)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Para a Calda:

½ xícara (chá) de cacau em pó
⅓ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
⅓ de xícara (chá) de água ou leite

Primeiro bata no liquidificador todos os ingredientes do bolo, menos a farinha de trigo e o fermento, por uns 4 minutos. Se preferir pode usar a batedeira…

Depois transfira para uma tigela e vá acrescentando aos poucos a farinha e mexendo vigorosamente com um fuê. Quando tiver incorporado toda farinha, acrescente o fermento e misture delicadamente.
Agora é só derramar na fôrma e levar ao forno por 30 minutos.
A gente já aprendeu que cada forno tem uma personalidade própria, portanto fique de olho e faça o teste do palito no bolo pra ter certeza que está bem assadinho antes de tirar. (Alguém não sabe o que é o teste do palito??? Furar o bolo com um palitinho de dentes e ver se ele sai limpinho… Enfim, se tiver alguma dúvida pergunta aqui embaixo).

Agora vamos de cobertura, afinal já aprendemos que os pequenos prazeres nos mantém vivos…

Junte todos os ingredientes numa panelinha pequena e leve ao fogo baixo. Vá mexendo  até engrossar um pouco… Vai ficar tipo um brigadeiro mole…

Eu sei que o desafio é grande, mas espera uns 15 minutos antes de desenformar e derrama a calda ainda quente por cima…


Quem diria que seria tão fácil, hein?



Comentários

Postagens mais visitadas