Paella de Frango e Frutos do Mar

Nessa mesma época, no ano passado, eu estava desbravando o mundo... Fazia minha primeira viagem sozinha, chegava num país lindo em busca de aprender uma nova língua e saía de lá uma nova pessoa... clichê né? Às vezes a vida faz isso com a gente mesmo... Eu aprendi muito sobre a língua, mas o que eu aprendi sobre mim, não dá pra escrever em um livro... Estar pela primeira vez sozinha, seguindo somente minhas próprias vontades foi delicioso, aterrorizante, leve e apaixonante. Me apaixonei pela primeira vez por mim mesma.

Mas a maior lição estou recebendo agora: protegida em casa porém longe dos amados amigos e da família, aprendo que temos que aproveitar cada minuto de alegria mesmo. Cada minuto na casa dos pais, cada minuto comendo sanduíche com as amigas e falando sem parar. Porque a gente nunca sabe quando essas coisas cotidianas deixarão de ser "a rotina" e passarão a ser "desejo".

Nesse final de semana eu resolvi reviver memórias através dos sabores... Matar saudade com a boca...
E assim nasceu a nossa primeira Paella, que compartilho aqui com todos que queiram brevemente esquecer que o mundo tá um caos. Não se engane com o fato de ela ser a primeira, achando que a pobrezinha era apenas uma iniciante. Essa receita está cheia de referências, técnicas e estudo consciente em busca de uma sabor específico e coerente com as minhas melhores lembranças. Orgulhosamente chegamos lá!

Já começo dizendo que não é um prato rápido de fazer... Na verdade o que demora mais é preparar e separar todos os ingredientes. Então escolhe um dia sem pressa, faz com calma e acredite que a comida sempre te retribui em dobro os minutos gastos com capricho.
Segue a lista de ingredientes!

50 ml de azeite
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de alho picado
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
2 tomates em cubinhos
1/2 pimentão amarelo (faça 4 tirinhas finas pra decorar e pique o resto em cubinhos)
1/2 pimentão vermelho (faça 4 tirinhas finas pra decorar e pique o resto em cubinhos)
200g de peito frango cortadas em cubos
Eu usei um pacote de congelados para paella que achei muito prático... Mas se não encontrar, é basicamente:
- 150g de mexilhão
- 150g de lula em anéis
- 100g de polvo (opcional)
50g de chorizo espanhol
500g de camarão grande com casca (cinza ou rosa, tanto faz)
450 g de arroz bomba ou arroz para paella
1 colher (sopa) de açafrão em pó (cúrcuma)
1 colher (chá) de azafrán (aquele dos pistilos vermelhos)
1/2 colher (chá) de páprica picante
1/2 colher (chá) de páprica doce 
1/2 colher (chá) de sal
pitada de pimenta preta

Caldo:
As cascas do camarão 
Algum pedaço de peixe ou espinhas de peixe, se tiver
1 cenoura em rodelas 
2 dentes de alho com casca e tudo
3 folhas de alho poró (aquela parte mais dura que costuma ir pro lixo mesmo. E se não tiver, substitui por cebolinha verde ou por aipo. Agora é a hora de liberar o que tem geladeira aí)

Passo 1: O caldo
Bom, vamos começar pelo camarão: Separe os 8 camarões mais bonitos pra decorar e tire a casca dos que sobrarem. Lembre-se de retirar aquela tripinha escura que fica no dorso dos camarões que você descascar. É só passar delicadamente uma faca bem afiada no dorso do camarão e puxar a linhazinha escura com um palito ou com os dedos mesmo... Se alguém não sabe como fazer isso, avisa aí nos comments que a gente faz um videozinho depois.

Bom, com as cascas em mãos, hora de começar o caldo: em uma panela acrescente os ingredientes do caldo e 1 litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Após esse tempo desligue o fogo e não precisa coar, pois quanto mais tempo a água ficar em contato com os ingredientes, mais rico o caldo. 
Passo 2: Selando e refogando
Agora quem tem uma panela própria pra paella, ótimo. Quem não tem, como eu, pode usar uma frigideira bem grande ou a panela com o maior fundo que tiver aí.

Aqueça o azeite em fogo alto coloque as fatias de chorizo. É bem rápido, ele dá uma esbranquiçada e colore de leve o azeite. Nesse ponto já retire o chorizo e reserve.

Leve os camarões (descascados) pra selar dos dois lados. Não deixe muito tempo, só dar uma douradinha de cada lado e tá ótimo. Retire o camarão e reserve.

Leve também as lulas e o polvo para dourar. Coisa rápida também: dourou, tirou. Reserve.

Acrescente o alho picado, espalhe por 1 minutinho no azeite e acrescente o frango. Deixe dar uma douradinha e então retire e reserve. 

Acrescente a cebola, os pimentões em cubinhos. Refogue até murchar. Vá raspando com a colher o fundinho de panela que o frango e os frutos do mar deixaram.

Acrescente o tomate picado e a cebolinha verde. Deixe refogar uns 2 minutinhos 

Passo 3: Juntando tudo
Acrescente o arroz, o azafrán, o açafrão, sal e as pápricas doce e picante. Mexa uns 2 minutinhos pra misturar bem todos os sabores. 

Acrescente os frutos do mar já selados, o frango, os mexilhões e o chorizo. Mexa 2 minutinhos. 
Com o auxílio de uma peneira, vá acrescentando o caldo até que cubra todo o arroz. Eventuais restinhos das cascas ficarão na peneira. 
Abaixe a chama para fogo médio.

Passo 4: O camarão do enfeite
Em uma frigideira à parte, coloque uma colher de azeite pra aquecer e acrescente os camarões, seguidos de uma pitada de sal e de pimenta preta (só pra não perder o costume). Eles devem ficar levemente rosados e dourados. Não precisa mais que isso, pois camarão quando passa do ponto fica borrachudo e sem graça. Dourou, tirou da panela e reservou.

Passo 5: O ponto do arroz
O principal agora é ficar de olho no arroz e à medida que o caldo for secando, você vai acrescentando mais. Se o caldo acabar, coloca água mesmo, mas 1 litro costuma ser suficiente.
Experimente o arroz e o caldinho que deve estar saboroso e salgadinho. Se não estiver acerte o sal. Se você for do time da picância, também pode acertar isso acrescentando mais páprica picante. O arroz estará pronto quando estiver macio porém com alguma resistência ainda no miolinho do grão. Tipo o ponto de risoto. 

Passo 5: Aguardando e sofrendo
Desligue o fogo e enfeite a paella com os pimentões em tiras e os camarões. Cubra a panela com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos. Cuidado na hora de colocar o papel alumínio, afinal a panela está quente.
Nesse momento eu costumo dar um tapa na cozinha e já separar pratos.
Sirva-se e desfrute o prazer de comer algo que você fez com amor. Um bom vinho também agrega muito e pra essa paella que tem frango e frutos dos mar, um Pinot Noir mais encorpadinho, cai muito bem. Pode ser também um Touriga Nacional macio ou um Albariño com boa acidez. 

Comentários

Postagens mais visitadas