Fettuccine com Cogumelos e Vinho Tinto

Garotas, me respondam, seus lindos também são apaixonados por funghi? Me parece que o tal cogumelo é unanimidade entre os rapazes e na minha casa é óbvio que o marido adoora!

Ele passou uns dias viajando e quando voltou preparei um jantarzinho bem delícia para ele se sentir em casa. Eu não tinha nenhuma receita guardada, então resolvi juntar tudo que eu sei que ele gosta e olha só o que deu: fettucine com shitake, funghi, shoyu e vinho tinto!
Já vi muita gente preparando funghi com vinho branco, mas sei lá, quis tentar algo diferente, fui de vinho tinto mesmo e acabou funcionando demais!

Ingredientes para 2:
  • 250g de fettuccine (se não tiver, pode ser qualquer massa longa)
  • 4 cogumelos shitake frescos
  • 30g de funghi seco
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola roxa grande 
  • 1 dente de alho
  • 1/2 colher de farinha de trigo
  • 2 colheres de shoyu
  • 3/4 de xícara (chá) de vinho tinto
  • 1 pimenta de cheiro pequena
  • 4 colheres de creme de leite (pode ser o fresco ou o de latinha)
  • sal e pimenta preta a gosto

A primeira coisa a fazer é levar o funghi para ferver com 2 xícaras (chá) de água por 10 minutos. Em seguida desligue o fogo e deixe descansar.

Coloque a água do macarrão para ferver. Enquanto isso pique o alho e a pimenta em fatias bem fininhas. Já a cebola tem um truque na hora de cortar. A idéia é ter tiras compridas e nem sempre a gente acha uma cebola enorme para ter esse efeito. Posicione a faca na cebola conforme a foto abaixo e faça um corte até embaixo. Assim quando a cebola começar a fritar e ficar macia essas rodelas vão se abrir e virar tiras... Espaguete de cebola, yeah!

Depois que tiver feito esse pequeno corte, basta fatiar em rodelas de meio centímetro mais ou menos. Não é para ficar muito fina para não derreter durante o preparo do molho.

Lave o shitake em água corrente e depois corte em fatias de 1 centímetro mais ou menos. Retire o funghi hidratado da água. Se preferir pode cortar em tiras menores.

Pegue 1 xícara (chá) da água usada para hidratar e coe em um filtro de papel daqueles de fazer café. A gente faz isso para não sobrar aquele pozinho que sai do funghi.

A água já deve estar fervendo, então coloque uma colher (sopa) de sal e uma colher (sopa) de óleo e leve a massa para cozinhar pelo tempo que indicar a embalagem. Lembre-se de verificar um pouco antes do tempo previsto para a massa não passar do ponto. Ela deve ficar al dente.

Em uma frigideira em fogo alto, coloque a manteiga e o azeite para esquentar. Quando a manteiga derreter coloque a cebola, o alho e a pimenta de cheiro. Deixe fritar até a cebola começar a ficar transparente.

Acrescente o funghi, o shitake, 3 colheres da água do funghi e o shoyu e vá mexendo até começar a fritar. O shitake tem que ficar marronzinho. Em um potinho misture o vinho e a farinha de trigo. Em seguida coloque na frigideira e deixe cozinhar até ficar cremoso. Prove e, se preciso, acrescente um pouco de sal e pimenta preta.

Acrescente o creme de leite e mexa bem. Se estiver usando creme de leite de latinha desligue o fogo. Se estiver usando o creme de leite fresco deixe ferver por uns 2 minutinhos. Eu usei o fresco que tinha em casa, mas não vai alterar o sabor se você usar o outro.

Escorra o macarrão e misture o molho de cogumelos! Prontinho para conquistar pela boca!

Comentários

  1. Nossa deve ter ficado delicioso!amo qualquer coisa que contenha cogumelos, vou tentar essa receita!
    Amei as fotos, desse jeito fica mais fácil de visualizar o modo de preparo!

    Beijos
    Marjorie

    ResponderExcluir
  2. A cara do seu molho está ótima!!! Eu já fiz uma receita com vinho+funghi e ficou muito boa! Vou testar a sua para comparar. Bjo!
    http://bloglaemkasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas