quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Simplicidade da Cocada Assada

Quanto mais me envolvo com comida, mais me surpreendo. É um mundo de novidades sem fim. Mas às vezes eu sinto falta do simples, do rústico, do fácil. Essa Cocada Assada foi uma grata surpresa que tive quando fui pela primeira vez (de muitas) ao restaurante Coco Bambu. A textura molhadinha e crocante me fez pensar que fosse difícil, ou que tivesse algum truque para fazer, mas eu estava errada. É incrivelmente fácil e tão saboroso quanto casa de vó!
Em busca da bendita cocada, pesquisei várias receitas e acabei com uma disputa entre duas delas. Mesmo depois de testá-las, provar um, dois, três pedaços, não conseguia me decidir, então pedi ajuda ao pessoal do meu trabalho e (de virada) a receita mais cremosa ganhou por 10X6. (Que nenhum chefe nos ouça, mas foi uma manhã atípica!)

Vamos à vencedora!

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar (pode colocar 1 xícara e 3/4 se preferir um doce menos doce)
  • 200g de coco ralado sem açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 pitada de sal
  • 1 vidro de leite de coco
  • 200ml de leite 
 Coloque o coco, o leite e o leite de coco em uma tigela para hidratar. Enquanto isso bata no liquidificador, ou no mixer, os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga até virar um creme clarinho (tipo um amarelo pálido, sabe?) 

Misture o creme com o coco hidratado e coloque em uma fôrma retangular untada ou em forminhas individuais.
 
Leve ao forno a 180 graus (fogo baixo) por aproximadamente 20 a 30 minutos, mas fique de olho porque o ponto faz muita diferença. Não pode ficar dourado demais porque resseca e a idéia é ter bordinhas crocantes e miolo molhadinho. Ah, se optar por porções individuais o tempo pode ser ainda menor.
Prontinho! Agora é só (tentar) esperar esfriar ou então queimar a língua como eu!
Poxa, e se sobrar para o outro dia? Melhor ainda! A parte do fundo fica mais cremosa e o sabor do coco, mais ressaltado.

7 comentários:

  1. orgulho de mamãe, não vejo a hora de chegar sábado para testar essa receita!!!!bjus mamy

    ResponderExcluir
  2. quero fazer a receita , vc pode me tirar umas dúvidas ? eu uso o leite e o leite de coco ou apenas o coco já hidratado com o creme ? assar em banho maria ou normal ?

    ResponderExcluir
  3. Bom, Juliana, você primeiro junta o leite, o leite de coco e o coco em uma tigela. Depois, no liquidificador você faz o creme com os ovos, o açúcar, o sal e a manteiga.
    Depois você mistura o creme na mesma tigela do coco com os leites. Fica bem molhadinho.
    Não precisa assar em banho maria, é no forno direto igual bolo.
    Espero que tenha ficado mais claro, qualquer coisa volta aqui nos comentários! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, será que daria certo colocar às colheradas em forminhas de papel e levar ao forno ou a textura é muito líquida e vai acabar vazando no papel? Agradeço. Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Não acho que vá vazar não, mas talvez grude bastante... Eu tentaria com aquelas forminhas de silicone, o que você acha?

      Excluir
  5. Será que não dá para substituir as 2 colheres de açucar+200ml de leite, por uma lata de leite condensado hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, mas quando testamos, essa com leite e açúcar ficou mais cremosa, então gostamos mais :)

      Excluir