Kibe de Ricota da Tia Sônia

Tenho muitas lembranças incríveis de uma viagem que fiz a Nepomuceno em Minas Gerais, algumas publicáveis, outras não. Fui por causa de um casamento cuja festa começou dias antes e se estendeu por todo um feriado prolongado.

No dia em que chegamos, para tapear o paladar antes do jantar, nos serviram um kibe de ricota. Quando vi aquele petisco tão leve, tão branquinho, meu pensamento pró-bacon já se manifestou "ai, ricota? isso é coisa de dieta, não tem gosto de nada!". Mas como eu era visita, resolvi experimentar para não fazer feio. Resultado: fiz feio porque não parava nunca de comer... Era uma delícia, tinha gostinho de azeite (do bom!), e ao mesmo tempo refrescante, fiquei sem palavras.
Desde o primeiro dia em que decidi criar meu blog sabia que precisava ensinar essa receita e finalmente o segredo foi revelado. O melhor de tudo é que é facílimo de fazer. Além disso, pode ser uma excelente opção para receber aquelas visitas que evitam carne ou excesso de calorias e acabam nos deixando sem idéias de impressionar.

A receita original é uma piada a parte, e foi com esforço e algumas tentativas que conseguimos chegar naquele gostinho da minha lembrança de viagem. (Ah, a tia não era minha, mas eu roubei pra mim)

Palavras de Tia Sônia: "Coloca 250g de trigo na água para hidratar por 20 minutos. Despedaça uma ricota inteira. Pica uma cebola bem picada, e uma mãozada de hortelã. Espreme o trigo com a mão para tirar a água. Aperta beeem mesmo! Mistura tudo e sapeeeeeeeeeeeeeca azeite! Entendeu, bem???"

Ai meu Deus, com uma explicação dessas eu não tinha como errar (tinha sim, e errei até chegar no ponto!). Mas como vocês não estavam lá para saber que gosto tem uma mãozada de hortelã nem uma sapecada de azeite, segue a receita adaptada para as medidas padrão.

Ingredientes
  • 250g de trigo para kibe
  • 1 ricota de aproximadamente 500g
  • 1 cebola pequena bem picada (pode até ralar se preferir)
  • 1 xícara de folhas de hortelã (picadas grosseiramente)
  • 100ml  de azeite
  • 1/4 de colher (sopa) de sal 
  • pimenta do reino (opcional)
Primeiro coloque o trigo para hidratar em água e deixe por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso pique a cebola e a hortelã e amasse a ricota com um garfo. Ela vai despedaçar até virar uns farelinhos.
Vá retirando o trigo da água com a mão e espremendo para tirar a água. Aperte bem para o kibe não ficar aguado. Se achar complicado, pode colocar o trigo em uma peneira (aos poucos) e ir pressionando com a mão para a água escorrer.

Misture bem todos os ingredientes e experimente, se precisar acrescente mais um salzinho.

Prontinho! Enfeite com uns raminhos de hortelã, um fio de azeite e sirva com pão sírio. Eu adoro pão sírio tostado no forno, então deixei uns 5 minutinhos até ficar crocante e dourado.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas