Para começar: Suflê de Banana e Laranja


A primeira receita tem que ser especial...
Essa foi a primeira sobremesa que fiz na minha casa nova esperando o recém marido que chegava do trabalho.
Não podia errar de jeito nenhum, e resolvi pedir ajuda da Panelinha, um site delícia onde tudo funciona.

Foi um suflê de banana e laranja. Desafiador, morria de medo de suflê, com tanta gente dizendo que murchava, fazendo terror... Mas o marido gosta de coisa diferente e uma mousse de maracujá não ia impressionar ninguém...

Foi assim:
- 5 laranjas-baía
- 2 bananas prata
- 2 ovos (gema separada da clara)
- 2 colheres de açúcar
- e só!

Antes de tudo, coloca o forno para pré-aquecer a 180°.
Corte a tampa de cada laranja-baía (aquelas grandes de casca bem grossa e bem laranjadinha, sabe?) e tire a polpa com uma colher... A primeira faz bagunça mas na segunda já pega o jeito, só tem que tomar cuidado para não furar a casca porque ela vai ser o potinho do suflê.
A polpa retirada você deve espremer em uma peneira ou em um amassador de batata para extrair o suco.

Raspe a casca de uma das laranjas, descasque-a e corte a polpa em cubinhos. Corte também uma das bananas em cubinhos e junte em uma tigela. Regue com 4 colheres do suco das laranjas. Divide essa mistura entre as 4 cascas de laranja.

Bata as gemas com o açúcar até ficar clarinho e misture com a outra banana amassada e as raspas da laranja (usei banana prata e açúcar cristal).

Bata então as claras em neve e misture ao creme de gemas e banana. A mágica: Essa dica que ela dá funciona pra todo tipo de suflê... Primeiro mistura metade da neve com movimentos mais vigorosos e depois mistura o resto delicadamente. Essa mistura a gente coloca de volta dentro das cascas de laranja e leva ao forno. São 15 minutinhos, mas é melhor ficar de olho porque cada forno é de um jeito né!?

E tchãnãnã! Ele cresceu e dourou!




Nem preciso dizer que fez o maior sucesso! O sabor docinho da banana, o azedinho leve da laranja e o fofinho característico do suflê... Leve e refrescante! 







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas