O Melhor Pão Para Máquina de Pão


A receita de hoje é responsável pela base da minha alimentação, rs. Eu ganhei uma máquina de fazer pão assim que me casei ano passado. Hoje posso dizer que é o equipamento mais utilizado da casa...

No início testamos várias receitas, dessas que vêm no livrinho que acompanha o produto, e todas eram muito boas, davam certo mesmo. Até que um dia, eu e marido estávamos no OutBack e começamos a imaginar como a vida seria linda se a gente pudesse comer aquele pãozinho quentinho todo dia de manhã.

Motivados pela gordice pesquisamos na internet uma série de receitas de pão australiano e a nossa escolhida foi a do blog ChefRS. Excelente descrição, bastante detalhada e já tinha a versão específica para máquina de pão!

Entre erros, acertos, macetes, etc chegamos ao procedimento abaixo (que serve para a máquina de pão):
Então, mão na massa!
  • 300ml de água quente
  • 24g de manteiga (uma colher de sopa cheia)
  • 60 ml de mel
  • 1/2 colher de chá de sal
Coloque esses ingredientes na máquina e deixe descansando enquanto separa os próximos. Esse tempo é importante para derreter a manteiga e dissolver o sal.
  • 240g de farinha de trigo especial (não sei porquê, mas quando uso a farinha normal não fica tão macio)
  • 100g de farinha de trigo integral
  • 100g de farinha de centeio
  • 10g de chocolate em pó (não vale substituir por achocolatado)
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
Peneira tudo, menos o açucar, e coloca na máquina, tentando cobrir toda a parte líquida. O objetivo é formar uma barreira entre o líquido e o fermento que virá a seguir.
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco. 
O melhor é aquele que vem em sachê, porque o de potinho não dura mais que 7 dias na geladeira e pode pôr toda a receita a perder. Sim, eu perdi uma receita, hehe.

Coloca o fermento por cima de tudo de forma que não entre em contato com a água antes da hora.
Agora é só programar a máquina. Se tiver opção de peso do pão, utilize 750g. Utilize o programa de pão integral da máquina. Na minha é o número 3.

A última dica é: não deixe para tirar o pão da máquina muito tempo depois de pronto, o ideal é tirar imediatamente, ou você poderá perder a crocância da casquinha que é fantástica!
Qualquer dia desses faço sem a máquina e conto aqui para vocês.

Acho essa receita ainda mais saborosa que a servida no OutBack porque o pão fica um pouco mais úmido e o cheiro mais marcante.

Para não perdemos esse efeito inicial, sempre congelamos a metade do pão. É bem simples: depois de frio colocamos a metade do pão em um saquinho plástico e levamos direto ao congelador. Na hora de comer podemos levar ao forno por uns 5 a 10 minutos ou então aguardar pacientemente por 1 hora mais ou menos para que o pão descongele sozinho.

Para ficar mais saudável, às vezes a gente incrementa com uma colher bem cheia de linhaça moída na hora, castanhas ou nozes. Incrível como é perfeito e ainda pode ficar melhor!

Morando em São Paulo não me restam muitas alternativas a não ser malhar pela manhã, então toda segunda feira, às 6h da matina minha máquina me acorda com aquele cheirinho DE-LÍ-CIA de pão quentinho! Como uma fatia generosa de casquinha crocante e miolo super macio, com um pouquinho de manteiga (não tão pouquinho assim) e vou feliz da vida para a academia! A noite, se a preguiça aperta, fazemos um sanduíche de pão australiano com ovo, ou frango, ou o que tiver...
Enfim, é pão pra toda hora!!!

UPDATE

Minha amiga Joanna também fez o pãoe ela amassou com as próprias mãos (disposição, minha gente!!!)! Olha a fotinha dela!


Bom, segundo ela, ficou cheiroso, bonito e muito saboroso, mas não ficou tão macio. Então vou aproveitar e dar uma dica: toda massa que vai farinha integral pede mais esforço na hora de sovar. Tem que amassar com emoção, determinação e paciência mesmo! Senão o pão fica mais pesado. Deixar crescer em um lugar mais quentinho também ajuda no resultado, ou seja, é melhor deixar em uma mesa de madeira que em uma pia de mármore.


Comentários

  1. Tem a receita pronta também, no mercado, específico para maquina de pao. Fleischmann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Tem mesmo! Bem prático, mas eu estou numa fase "quero saber exatamente o que estou comendo" :) e aí já viu, né?! Quanto menos indústria nesses casos melhor!

      Excluir
  2. Muito legal!! Seu Blog!! Gostei!! As fotos são profissionais!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai... pão australiano é tudo de bom!
    Esse eu preciso testar qualquer dia desses!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, li sua receita e fiquei tentada em fazer, mas ainda não comprei a maquina de fazer pão, pretendo comprar em breve, mas estou com dúvida de qual marca seria melhor hoje no mercado, pensei na Arno, quero uma maquina que faça pães maiores, parece que hoje temos maquinas de 1.200gr. Acho que essa que vi se chama Arno La Baguete, mas li o comentário de uma moça que detestou aí já pintou a dúvida, gostaria de ouvir outra opinião por favor.

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo utulizar minha máquina de pão ela está parada a 3 anos.. sempre dá tudo errado... e eu aqui no interior esses itens dessa receita são difíceis de encontar.. alguma dica??? beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, bem legal essa receita! Mas tenho uma dúvida. Posso substituir a farinha de centeio por algum tipo? Eu não estou achando essa farinha em lugar algum! Obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo! Sofro do mesmo mal, várias vezes procuro a tal farinha de centeio e não acho nos supermercados. Mas infelizmente essa receita, pra ficar com gostinho e textura de OutBack tem que ser com essa danada mesmo :(
      Eu tenho encontrado ultimamente nessas casas de produto natural, sabe? Não sei onde você mora, mas estão abrindo lojas dessas em vários lugares... dá uma olhadinha... Em breve posto uma receita de pão integral sem centeio, ok!?

      Excluir
  8. Já estou salvando pra fazer! Adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal essa receita, parabéns! Lá em casa fazemos pão da máquina toda semana, sempre com farinha integral e algum outro ingrediente como linhaça, etc. É muito mais saudável, além de que o pão fica delicioso. Vou fazer sua receita neste final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, nós ultimamente temos acrescentado coisas também para tomar mais saudável. Já colocamos castanhas do Pará, nozes, linhaça (inteira e moída) e chia! todas ficaram ótimas, testa aí!

      Excluir
  10. Eu segui a receita e realmente foi o melhor pão que fiz na máquina! Minha família e meus amigos aprovaram!!! Tenho até medo de arriscar outras receitas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro do mesmo mal!!!! Tenho umas mil receitas, mas praticamente só faço essa! rsrs

      Excluir
  11. Olá Deisy,
    Sou louca para comprar uma máquina de fazer pão, mas preciso de um incentivo de alguém que tenha uma e que tenha gostado. Qual a sua? Vc recomendaria alguma?
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu recomendo fortemente que você compre uma máquina.

      Tenho uma Arno UNO a pouco mais de 6 meses e não compro mais pão de forma industrial em supermercado desde que ela chegou em minha casa. As receitas da máquina são muito fáceis e dão super certo, é só seguí-las direitinho. Além da máquina eu dou sempre a dica de comprar uma balança de cozinha. Pode ser daquelas simples mesmo. O importante é usar as medidas corretas.

      Excluir
    2. ...rindo muito!
      Desculpa, Pablo, eu realmente não prestei atenção em quem me respondeu.
      Muito obrigada por sua indicação. Valeu mesmo!

      Excluir
  12. Obrigada pela resposta. Você é muito atenciosa!
    Estava aqui justamente lendo sobre as marcas mais compradas, usadas e aprovadas e acabei encontrando um blog que concluiu que 60% das pessoas compraram uma Britânia e estão satisfeitos. Não encontrei Arno nas lojas pela net até sua resposta, vou fuçar pra ver se encontro.
    Realmente preciso adquirir uma máquina dessas, pois a próxima padaria fica a kilômetros de mina casa e quando não posso passar por lá temos que comer pão dormido, quando tem, rsrs.
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quem te respondeu foi nosso leitor Pablo! :)

      Mas eu ia te dizer a mesma coisa: sinta-se incentivadíssima!!! Eu amo minha máquina de pão e não tem nada mais motivador para acordar cedo que o cheiro de pão pela casa. O que eu gosto de fazer é programar a máquina para que o pão fique pronto junto com o despertador.
      A minha é uma Arno Home Bread, mas não sei se ainda vende esse modelo. As panificadoras Arno são muito bem avaliadas e se eu fosse comprar hoje optaria por uma daquelas que tem forminha de baguete!

      Volte sempre! :)

      Excluir
    2. Ok, Daisy.
      Vou dar uma olhada pra ver se encontro alguma da Arno. Não conheço essa que vem com forminha de baguete, mas deve ser muito interessante variar o tamanho do pão.
      Te aviso qualquer coisa, posso contar com vc?
      Abraços,

      Excluir
  13. Oi, Deisy !
    Eu não consegui fazer o pão. Ele ficou solado, usei um sachê de fermento da marca "Fleischmann". Quais as marcas de produto você usa ?

    Super obrigada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Gabriela, já tive alguns problemas também... Uma vez usei um fermento que estava perto de vencer, faltava um mês eu acho, e o pão não cresceu. Triste. Outra coisa boa é usar farinha de trigo bem novinha, faz diferença. Se estiver tudo certo pode ser que a massa tenha ficado muito seca, tente acrescentar uma ou duas colheres a mais de água... Tenta de novo, vale a pena :) depois conta pra gente!

      Excluir
  14. Passei pela primeira vez no blog e testei essa receira, porém subsituindo a farinha de centeio pela integral. Tive dificuldade com as medidas, não estou acostumada a pesar os ingredientes, mas ficou legal. Já estou doida para fazer de novo com tudo certinho. Amo ter máquina de pão, mas se a gente não variar a receita de vez em quando enjoa! Obrigada por esta. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. A minha máquina é a multi pane da Britânia é ótima... Vou fazer essa receita!!! Deu agua na boca!!!

    ResponderExcluir
  16. A minha máquina é a multi pane da Britânia é ótima... Vou fazer essa receita!!! Deu agua na boca!!!

    ResponderExcluir
  17. A minha máquina é a multi pane da Britânia é ótima... Vou fazer essa receita!!! Deu agua na boca!!!

    ResponderExcluir
  18. Como ficaria essa receita usando o copo de medidas e a colher da panificadora?
    Pois não tenho balança para pesar os ingredientes.

    ResponderExcluir
  19. Estou tentando fazer o pão, mas ele sempre fica solado!! Oq eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela receita. Foi a primeira vez que fizemos um pão na máquina e ficou ótimo! Quarentena rendendo gostosuras!😅🤗

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, fiz essa receita no início da semana e ficou muito bom (e olha que eu esqueci de colocar o açúcar kkk). Imagine seguindo certinho.
    Vou fazer novamente , obrigada por passar seu conhecimento adiante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas