Desafio do Salmão 5: Espaguetti com Salmão e Dill

Essa é a última receita do desafio e com ela vai o último pedacinho do salmão!
Com esse exercício de fazer várias versões de um mesmo ingrediente descobri que com um pouco de criatividade e um tanto de internet dá para fugir da rotina e da preguicinha diária. O Brasil tem muito ingrediente fresco, muita diversidade de sabor e assim fica bem mais fácil! #patriotafeelings

O Salmão se mostrou tão versátil quanto o frango de cada dia. E além disso, tem diversas vantagens como ser boa fonte de ômega 3 e DMAE (que ajuda a combater a flacidez! #nota10). É um pouquinho mais calórico, mas como tem gordura boa para o organismo, compensa!

Para fechar a última receita tentei não mascarar o sabor desse peixe com molhos ou muitos condimentos. Vamos para uma versão deliciosa de espaghetti com basicamente salmão, dill e azeite. E pode confiar, fica perfeito!

Ah, e o dill? Sei que muita gente não conhece essa ervinha, mas se encontrar por aí, não deixe de experimentar. É uma folhinha de sabor bem leve e um aroma refrescante. Fica excelente com peixe e frango e também combina muito com aqueles molhos de ervas a base de maionese ou queijo, porque tira um pouco o sabor pesado do óleo. Pode ser encontrado fresco ou seco. O seco eu nunca usei, mas já tive boas referências. Eu uso fresco porque eu compro as mudinhas e planto na minha hortinha. Aliás estou devendo isso, tenho que mostrar minha hortinha... Post chegando...

Mãos na massa!
Ingredientes para duas pessoas:
  • 1 filé de salmão de aproximadamente 250g
  • 200g de espaghetti (eu uso sempre o integral por ser saudável e gostoso)
  • 1/4 de cebola picadinha
  • 1 dente de alho grande
  • 1 colher (sopa) de azeite
Para a marinada:
  • 1/2 limão (se tiver o siciliano, é melhor porque os sabores são bem leves e muito sabor de limão pode atrapalhar um pouco)
  • sal
  • pimenta preta moída na hora
  • raminhos de dill (se não tiver, tente utilizar a sálvia que também tem sabor fresquinho)
  • 1/2 colher (sopa) de azeite
Espalhe sobre o filé: o sal, a pimenta, o limão, o dill e o azeite. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
Em uma frigideira bem quente coloque o filé com a pele virada para baixo, deixe fritar por 3 minutos. Não precisa acrescentar mais óleo na frigideira pois já colocamos na marinada, ok? Vire o salmão e deixe por mais 3 minutinhos. Tampe a panela e deixe mais 5 minutos. 

Esse tempo é suficiente para o salmão ficar cozido e molhadinho, mas como as chamas dos fogões podem variar, verifique com um garfo puxando um pouquinho da carne do lado mais alto do salmão. Se não estiver cru, pode desligar o fogo.

Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal e óleo. Respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem do macarrão para que fique al dente.

Retire a pele do salmão, despedace o filé e reserve.
Na mesma frigideira frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente o salmão despedaçado, misture e deixe fritar uns 3 minutinhos. Acrescente mais alguns raminhos de dill, experimente e, se for preciso, acrescente mais um pouco de sal e pimenta.
Quando o macarrão estiver no ponto, escorra e acrescente 1 colher (sopa) de azeite, um pouco de sal e pimenta. Prove a massa, tem que estar temperadinha, mas sem exagero. A idéia é só dar um charme.

Pronto! É só servir!
Sirva um pouco da massa no prato e cubra com salmão. Se você gosta mais molhadinho, coloque um fiozinho de azeite por cima. Acrescente ervinhas frescas e de preferência complemente com parmesão ralado na hora. Eu não dispenso!

Comentários

  1. Já que eu estava junto, vou comentar.
    Sim, os pedaços são grandes assim!
    Mas quem preferir pode colocar pedacinhos menores de salmão para ficar melhor distribuído pelo prato.
    Como usamos uma massa integral bem temperada preferimos pedaços maiores ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas