A Saga do Polpetone: Hora da Massa

Gente, nem eu posso mais entrar no blog! Eu vejo essa foto do polpetone e me dá fome instantânea. E não para por aí, o polpetone foi servido com um massa que na receita original era um talharim, mas só tinha espaguetti e quem não tem cão, caça como um gato! (corrigindo os ditados populares, rs)
Vamos continuar porque cada minuto gasto nesse prato é recompensado em sabor!

Essa parte da receita tem 2 pontos marcantes: o molho é feito a partir de tomates pelados e a massa é temperada com manteiga e pimenta. Parece besteira, mas faz muita diferença!

Comece o molho quando o polpetone for para a geladeira, assim as coisas ficam prontas mais ou menos na mesma hora.

Para o molho de tomate: (4 pessoas)
  • 700g de tomate sem pele (pode ser 2 latinhas daqueles tomates pelados que se encontra em quase qualquer supermercado hoje em dia. Se não tem na sua cidade, vai dar um pouco mais de trabalho, mas nada grave. Dá pra fazer com tomates frescos, de preferência italianos, bem maduros sem casca)
  • 100g de cebola picada (1/2 cebola média)
  • 2 de dentes de alho picado
  • 1 colher (café) de pimenta dedo-de-moça picado
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico 
  • 6 raminhos de salsa (Use só os cabinhos da salsa e deixe as folhinhas para decorar)
  • 2 raminhos de alecrim
  • 2 raminhos de tomilho
  • 1 folha de louro
  • Sal e azeite
  • Barbante
Primeiro junte os raminhos de ervas e a folha de louro e amarre todos juntos com o barbante. A idéia é que eles não se percam no molho durante o cozimento. Em um determinado momento esse montinho de ervas vai ser retirado e quanto mais firme estiver amarrado, mais fácil será retirar. O nome dessa trouxinha de tempero é bouquet garni, fino demais né?!
Foto ilustrativa, pois esqueci de fotografar o meu :(

Bata os tomates sem pele no liquidificador, peneire para retirar as sementes e reserve. As sementes deixam o molho mais ácido assim como a pele do tomate, por isso que a gente tira. Em uma panela coloque uma colher de azeite, junte a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Deixe fritar até a cebola ficar meio transparente. Acrescente o tomate batido e ferva. Acrescente o bouquet garni, o mel e o vinagre balsâmico. Cozinhe de 15 a 20 minutos no fogo baixo e tempere com 1/2 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta preta moída na hora. 

Agora só falta a massa! UFA!

Lembre-se que o polpetone ainda precisa dourar e assar. A massa só deve ir para a água quando o polpetone já estiver no forno, assim você garante tudo quentinho na hora certa.

Bom, essa receita é cheia de truques legais que podem ser usados separadamente. Para a massa é o seguinte: são 500g de espaguetti na água fervendo com uma colher de óleo e uma de sal. Quando o macarrão estiver ao dente, escorra e volte para a panela. Não passe na água fria, tem que estar o mais quente possível. Daí junte à massa uma colher de manteiga em temperatura ambiente, tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Experimente. O macarrão tem que estar temperadinho o suficiente para comer sozinho. Pode colocar um fio de azeite também para dar um brilho.

Tudo pronto! É só servir!

Uma porção de massa, um polpetone por cima, uma concha de molho, parmesão ralado a gosto e salsa verdinha pra ficar bem na foto!

Nesse dia acompanhamos o prato com um vinho chamado Azul. Tudo surpreendente!

MARIDO ESTÁ DE PARABÉNS!!!!!!

Comentários

  1. A receita rende bem , dependendo do tamanho do polpetone. Os popetones que sobraram nós congelamos para fazer só a massa e o molho depois ;)

    ResponderExcluir
  2. Uou! Agora completo o conjunto da obra faço meu comentário... Isso deve ficar bom demais da conta!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz!!! (com a ajuda do marido, claro! kkkk) ficou muiiiito bom!!!
    Realmente é demorado, não recomendo fazer esse prato com fome!! kkkk
    Mas é muiiito bom, vale a pena!!
    E o queijo vazou!! kkkkk! Essa parte é difícil..kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Manda a foto do seu que a gente põe aqui!!

      Excluir
  4. Gente, eu quero comer esse negócio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas